CENPEC

Vinte e três anos em defesa da educação.

O Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - nasce em 1987, quando pouco havia de organizações da sociedade civil engajadas na melhoria da educação pública, possivelmente pela percepção geral de que essa era uma causa nobre exclusiva do Estado.
Na época, o Cenpec reunia em sua pequena equipe profissionais com laços fortes não só na academia, também na gestão pública da educação. Este foi o diferencial que marcou a legitimidade com que a organização foi recebida na ação pública e no debate educacional da época.
As ações do Cenpec estão, desde a sua fundação, comprometidas com as demandas postas ao avanço da política pública de educação no País. São pautadas pela compreensão de que a qualidade social da educação depende do enraizamento das ações socioeducativas no território e na maior intersetorialidade das políticas sociais. Nesta direção, suas ações conjugam mobilização social, construção de coalizões e indução de novos caminhos para a política pública.
Como segmento da sociedade civil, o Cenpec persegue, para além da competência técnica no desenho e implementação de projetos, condutas de militância social. Valoriza e impregna sua ação de processos de mobilização social; participa de coalizões em torno de avanços necessários da política social; fomenta e integra-se às redes de ação pública; introduz em todas as suas ações ferramentas de controle social para que os grupos com que atua utilizem-se delas no exercício deste controle e como impulsionador de avanços.
Diante disso, o Cenpec assume o compromisso de pensar não apenas a educação do País no presente, mas também no futuro, detectando tendências e propondo-se novos desafios. Uma ONG como o Cenpec, com 22 anos de atuação, pode e deve dar importância à reflexão das políticas que queremos para o futuro.