SEPAS

    A sociedade de Ensino Profissional e Assistência Social – SEPAS -  é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 08 de Dezembro de 1968, com o objetivo de atender a juventude da região, através de cursos profissionalizantes, contando com a ajuda de voluntários.
     Em 05 de Setembro de 1975 foi aprovado e implantado o Projeto de convênio entre a sociedade e a secretaria de promoção social do estado de São Paulo estipulando a implantação de um posto de assistência social.
     No dia 10 de Outubro do mesmo ano, o projeto de convênio entre a sociedade e a secretaria  de promoção social passou a ser chamado de AAPS “Atendimento a população com problemas de subsistência”.
    Em 13 de Janeiro de 1978, foi implantado o projeto “OSEM”, Orientação Sócio Educativa ao Menor e uma programação de cursos profissionalizantes  visando atendimento da população de baixa renda da região. O projeto OSEM deu-se inicio com voluntários e seu primeiro termo de convênio com a prefeitura municipal de São Paulo foi em 29 de dezembro de 1983.
     A SEPAS atualiza suas ações a partir do Estatuto da criança e adolescente de 1990 (ECA) que tem como fundamentação jurídica o artigo 227 da constituição federal e as convenções internacionais, que veio substituir o antigo código de menores do Brasil. Como os demais dispositivos legais, a lei 8069/90 imputa a família , comunidade, sociedade e o poder público, a garantia do cumprimento no seio familiar (sendo a família biológica ou não).
     A SEPAS por meio de projetos e atividades sempre buscou propiciar e garantir as famílias e seus membros seguindo todos os principio do E.C.A. – Estatuto da criança e do adolescente – (Art. 90 incisos I, II, III e IV e art. 92, incises I,II,III,IV,V,VI,VII,VIII, IX) à qualidade de vida, autonomia, integração e participação na sociedade articulando as competências das várias áreas e seus respectivos órgãos: ministérios da previdência e assistência social, educação, justiça, cultura, trabalho, saúde, esporte e turismo, transporte, planejamento, orçamento e gestão.
   
       A organização busca constantemente em outras fontes de capacitação de recursos ou parcerias com outras insituuições e movimentos. Em Dezembro de 2007, foi firmada a parceria com a organização de nível nacional e internacional aldeias infantis SOS Brasil que atua em 14 estados brasileiros. Com essa parceria implanta o programa de fortalecimento familiar e comunitário (PFFC) que tem como proposta de trabalho prevenir o abandono infantil e fortalecer as familiar de comunidades em situação de vulnerabilidade social, através de atividades focadas em 4 componentes (família, criança, mulher e comunidade). .
     Atualmente a organização faz atendimento em 01 CEI(Centro de Educação Infantil) com 230 crianças entre 0 e 06 anos, um CCA(Centro para Criança e Adolescentes) com 300 crianças, e participa do Programa Jovens Urbanos que contempla 60 jovens entre 16 e 20 anos e 11 meses de nossa região.